Aqui você encontra uma seção com as dúvidas frequentes sobre ar condicionado relacionados aos nossos serviços.
Nós da R.Neves temos como missão tratar com total transparência nossos clientes, portanto achamos de grande importância esclarecer o máximo possível os processos dos nossos serviços.
Pensando nisso criamos essa página para ajudar e orientar nossos clientes.
Em primeiro lugar é feito um agendamento da visita técnica. A visita técnica é de suma importância para ter sucesso na instalação do equipamento. Nessa visita o técnico avalia as seguintes condições:
Após essa visita técnica é gerado um orçamento (proposta) e encaminhado ao cliente via e-mail. Depois do orçamento aprovado pelo cliente, é agendado um retorno do técnico ao local para enfim fazer a instalação.
Ao instalar a evaporadora (unidade interna), o técnico escolhe um local ideal para a fixação do equipamento, onde ele fique o mais centralizado possível no ambiente para que favoreça a circulação do ar e dessa forma o ambiente fique uniformemente na temperatura desejada. Também não pode haver nada que bloquei a saída de ar, por exemplo instalar a evaporadora na frente e bem próxima de um guarda roupa, isso com toda certeza irá prejudicar e eficiência do equipamento e ele não vai cumprir sua função que é climatizar o ambiente.
Nossos clientes sempre são orientados sobre isso, mas é claro a decisão do local da instalação é do cliente. Mesmo cientes do melhor local indicado pelo técnico, alguns acabam optando por instalar onde mais lhe convém, seja por estética ou por custo. Levando em consideração que na instalação de ar condiconado é utilizado tubulação de cobre, e quanto maior a tubulação (distância entre a evaporadora e condensadora) maior o custo.
A evaporadora é instalada em uma altura considerável também, respeitando o limite máximo, conforme o modelo do equipamento. Essa altura também favorece o circulação correta do ar.
A condensadora (unidade externa), faz a troca de calor com o ambiente externo, sendo assim ela precisa ser instalada em local com ventilação. Na grande maioria das vezes ela é instalada na mesma parede da evaporadora porém do lado de fora. Jamais deve se instalar uma condensadora em locais fechados, como garagens, forros, sotão, etc. Isso causa um superaquecimento no equipamento.
Entre a evaporadora e a condensadora existe a interligação da tubulação de cobre, dos cabos elétricos e do dreno do equipamento.
Os cabos életricos são os cabos de comando, onde as unidades conversam entre si, digamos assim.
O Dreno do equipamento, como o próprio nome diz, é a onde o equipamento escoa a água que ele produz constantemente quando ligado. Todo ar condicionado, independente do modelo, produz essa água e tem um sistema de drenagem. Essa água é produzida no processo de condensação, que é quando a água passa do estado gasoso (vapor) para o estado líquido, que acontece quando o equipamento está ligado. O Técnico faz a interligação da saída do dreno do equipamento até o sistema de drenagem que deve ser fornecido pelo cliente.
O tempo de instalação vai depender de alguns fatores, como quantidade de máquinas, tamanho da linha de tubulação, dificuldades em furação na parede para a passagens de infra, altura das unidades externas e internas e do tipo do equipamento e etc. Para cada caso é um processo.
Mas por exemplo, no caso de uma instalação de um Split Hi Wall de 9.000 Btus com a alimentação elétrica pronta e tubulação de 3 metros, o trabalho pode ser concluído em até 3 hora.
– Tubulação necessária de cobre;
– Isolamento;
– Suportes;
– Cabos de comando.
Lembrando que cada serviço é uma situação diferente, podendo váriar os intens inclusos de acordo com a necessidade. Quando enviamos uma proposta para o cliente sempre apontamos a quantidade exata dos intens inclusos.
O Dreno do equipamento, como o prórprio nome diz, é a onde o equipamento escoa a água que ele produz constantemente quando ligado.
Todo ar condicionado, independente do modelo, produz essa água e tem um sistema de drenagem. Essa água é produzida no processo de condensação, que é quando a água passa do estado gasoso (vapor) para o estado líquido, que acontece quando o equipamento está ligado. O Técnico faz a interligação da saída do dreno do equipamento até o sistema de drenagem que deve ser fornecido pelo cliente. Essa interligação vai depender do modelo do ar condicionado, mas na maioria das vezes é feita por tubulação de PVC
Ou seja quando vc instala um ar condicionado na sua residência, indústria ou comercio , você precisa de um local para o escoamento dessa água.
Sim, muita gente não sabe disso!
O dreno normalmente fica localizado na evaporadora, que é a parte interna do ar condicionado. Já em um aparelho quente e frio, tanto a evaporadora quanto a condensadora, possui dreno.
Com exceção do modelo cassete que tem que ser instalado com uma bomba de drenagem, nos demais modelos a água do dreno desce pela gravidade.
Sim, de 3 meses!
Muitas pessoas confundem a garantia de INSTALAÇÃO com a garantia do EQUIPAMENTO.
A garantia da instalação da R.Neves cobre apenas o que envolve a instalação em si. Como problemas no suporte do equipamento, vazamento de fluído refrigerante na tubulação fornecida pela R.Neves, problemas de cabos de comandos fornecidos pela R.Neves, etc.
Problemas como , defeitos no compressor, problemas em placas eletrônicas, controles remotos, ventiladores, capacitores e componentes eletrônicos, todas essas situações englobam o acionamento da garantia do EQUIPAMENTO, que é fornecida pelo fabricante do mesmo, essa garantia é aquela que vem na embalagem junto com o produto no momento da compra.
Porém vale ressaltar que para os casos de equipamento com defeito e que ainda esteja na garantia do fabricante, o correto é contar com uma empresa experiente e CREDENCIADA para fazer o diagnóstico de defeito, sendo que é a própria empresa que aciona a garantia do equipamento, por isso a necessidade de uma empresa credenciada.
Se o seu ar condicionado for aberto por uma empresa não credenciada, você perderá a garantia do seu equipamento. Lembrando que a garantia do produto permanece válida desde que a instalação tenha sido feita por uma empresa CREDENCIADA e que a mesma tenha instalado o equipamento dentro das normas do fabricante.
Nós da R.Neves realizamos dois tipo de higienização: A simples e a química.
No processo de higienização simples o equipamento é desmontado e lavado com produtos específicos e aplicado bactericida.
Esse processo é rápido e dura cerca de 2 horas em um Split comum.
No processo de higienização química o equipamento é desinstalado e lavado com produtos químicos que retiram a sujeira mais pesadas na serpentina e também no moto-ventilador.
Levando em consideração que nos casos de higienização QUÍMICA são utilizados produtos que podem danificar pisos e azulejos. Nestes casos sempre verificamos junto ao cliente a disponibilidade de um local onde esse processo pode ser feito sem o risco de danificar o pisos ou azulejos. No caso onde o cliente nos informa que não existe um local onde esse serviço posso ser realizado, o ar condicionado (evaporadora e condensadora) são desinstalados e transportados para nossa oficina onde lá realizamos o processo da higienização química e posteriormente o equipamento é novamente reinstalado.
Muitas pessoas quando compram um ar condicionado não sabem que é necessário fazer uma manutenção preventiva no aparelho periodicamente para que ele funcione corretamente.
Isso mesmo, para que ele funcione CORRETAMENTE.
O fato de um ar condicionado estar ligado não significa que ele esteja funcionando corretamente. Por isso a necessidade de uma manutenção PREVENTIVA!
Como o próprio nome diz, a manutenção preventiva serve para prevenir futuros problemas ao seu ar condicionado.
Na manutenção preventiva além de efetuar a higienização, o técnico consegue enxergar futuros defeitos, peças que não estão funcionando 100%, como está o filtro do ar condicionado. Ele verifica tudo o que possa comprometer o funcionamento total do aparelho.
Porque quando um ar condicionado não funciona corretamente ele pode gerar vários problemas, como aumento do consumo de energia, proliferação de bactérias quando o mesmo está sujo, causando problemas respiratórios e alergias.
A manutenção preventiva também aumenta a vida útil do aparelho.
Um aparelho de ar condicionado bem cuidado pode ter uma vida util de até 10 anos. É mais barato investir em uma manutenção preventiva do que comprar outro aparelho e pagar por uma nova instalação.
– Higienização da evaporadora e condensadora.
– Verifica se está tudo ok com o isolamento da tubulação;
– Lubrifica os ventiladores das unidades;
– Faz o reaperto de cabos elétricos;
– Verifica as vávulas de serviços;
– Verifica se existe algum vazamento de fluído;
– Verifica e corrige, ruidos e vibrações que estejam anormais;
– Verifica e reaperta suportes, calços e coxins;
– Faz a aplicação de produtos bactericidas.
Isso vai depender do local onde ele está instalado, por exemplo, industrias farmacêuticas, consultórios odontológicos, consultórios médicos, cozinhas industriais, empresas de grande porte necessitam de um intervalo de higienização menor do que outros lugares, sendo necessário a higienização mensalmente.
Tudo isso visando principalmente a não proliferação de doenças, visto que nesses ambientes temos em comum o grande fluxo de pessoas.
Agora em residências e locais menores recomendamos que seja realizada a manutenção preventiva de 6 em 6 meses. Lembrando que existem casos e casos, o correto seria o técnico avaliar a situação e passar um período correto de intervalor entre as manutenções.
A manutenção corretiva é feita quando o ar condicionado apresenta algum defeito.
Por exemplo:
– Quando não está resfriando o suficiente;
– Quando está fazendo barulho;
– Quando não liga;
– Quando pinga água;
– Quando aparece algum código de erro (LEDs piscando)
– Quando ele desliga antes de atingir a temperatura ideal
Nestes casos é enviado um técnico para avaliação do problema. Ele elabora um laudo e é gerado um orçamento. Onde em alguns casos dependendo do defeito, o cliente pode aprovar o orçamento e o reparo pode ser feito na mesma hora. Porém existem casos onde será necessário a substituição de peças, sendo assim feito um reagendamento para a realização do concerto. Lembrando que algumas peças dependem dos fornecedores o que pode levar alguns dias.
A Qualidade começa na sua escolha!
Todos os direitos Reservados – 2022